“UMA PAIXÃO DO NEUTRO”: RELAÇÕES ENTRE NEUTRO E SUBJETIVIDADE

Autores

  • Arthur Dantas Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0ispep45-48

Palavras-chave:

Roland Barthes, Neutro, Subjetividade, Curso, Desejo

Resumo

Em sua aula inaugural da cadeira de Semiologia Literária do Collège de France, Roland Barthes afirma que um ensino como o praticado pela instituição deve admitir sempre uma fantasia. Em seu segundo curso ministrado, O neutro (1977-1978), Barthes reafirma o compromisso de colocar a aula sempre à disposição de um desejo: “Lembrar aula inaugural: promessa de que a cada ano o curso, a pesquisa, partiria claramente de uma fantasia pessoal. Em resumo: desejo o Neutro, logo postulo o Neutro. Quem deseja postula (alucina)” (BARTHES, 2003, p. 30). Ora, como desejo (desejo de neutro), o neutro pressupõe um sujeito que, a priori, talvez, pudesse negá-lo, impossibilitando-o constituir-se como neutro, tendo em vista que, da maneira como Barthes o postula, o neutro seria a suspensão de qualquer paradigma (qualquer imposição arrogante de sentido, mesmo atrelada à uma edificação subjetiva). A definição do neutro como desejo não exclui, entretanto, a presença do sujeito. Sendo assim, o trabalho pretende investigar como o neutro e esse sujeito que o deseja estão relacionados, quais as implicações que isso acarreta para a postulação do “objeto” feito por Barthes durante o curso e como esse neutro está presente (ou se deseja que esteja presente) na vida do próprio sujeito.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Arthur Dantas Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
    Mestrando em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Referências

BARTHES, Roland. Aula: aula inaugural da cadeira de semiologia literária do Colégio de França. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 2007.

BARTHES, Roland. O neutro: anotações de aulas e de seminários ministrados no Collège de France,1976-1977. Organização de Thomas Clerc. Tradução de Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

Downloads

Publicado

2015-12-30

Como Citar

“UMA PAIXÃO DO NEUTRO”: RELAÇÕES ENTRE NEUTRO E SUBJETIVIDADE. (2015). Revista Criação & Crítica, spe, 45-48. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v0ispep45-48