Chamada Criação & Crítica N. 19

2017-02-12

Entendemos que essas possibilidades sinalizam um vínculo fundamental da escrita com a separação. Escrever é “sair de si”, mesmo que essa exterioridade seja algo que nos “pertence”, algo “próprio”, inclusive, a cada um de nós. A escrita produz separação, colocando algo para “fora” de nós – essa é uma de suas funções: produzir um contato com o outro. Mas ao mesmo tempo ela indefine as relações entre “dentro” e “fora”, na medida em que isso que “sai” de nós não fica também como registro de algo “próprio”. 

Essa condição foi examinada pela psicanálise e pela filosofia – alguns exemplos são o texto de Freud sobre "O estranho”, de 1919, e Derrida relendo Platão, via Freud, em “Freud e a cena da escritura”, em A escritura e a diferença. Ambas tiveram no horizonte a experiência literária e o testemunho de escritores, que por sua vez refletiram sobre as condições de possibilidade da escrita. “Não, não é fácil escrever. É duro como quebrar rochas. Mas voam faíscas e lascas como aços espelhados”, anotou Clarice Lispector em A hora da estrela. 

A escrita é registro, assim como registro do que se esquece, é ganho e perda, remédio e veneno, encontro e ruptura. Dessa ambivalência pretende tratar este dossiê, tendo no horizonte a indagação acerca de sua função no mundo contemporâneo e privilegiando experimentos literários e artísticos que entendem a escrita como ato e prática, em seu aspecto material e gestual, para deslocar a discussão tanto da produção de sentido como da elaboração formal, em direção aos múltiplos e ambivalentes efeitos de escrever. 

Propomos dois eixos principais para a abordagem das relações entre escrita e separação: “escritas de luto”, com foco na escrita como elaboração de acontecimentos traumáticos do passado e do presente; “escrever com afeto”, com foco nas redes de afetos que atravessam a produção e a circulação das escritas contemporâneas. 

As contribuições devem ser enviadas através do site, de acordo com as normas da revista, até o dia 31 de julho de 2017.

A revista aceita artigos em português, francês, espanhol e inglês.
http://www.revistas.usp.br/criacaoecritica

Revista Criação & Crítica Qualis B2 ISSN: 1984-1124
Departamento de Letras Modernas - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Universidade de São Paulo
Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, sala 18 - Cidade Universitária, Campus Butantã - São Paulo-SP
E-mail: criacaoecritica@gmail.com
Telefone:+551130914077
Visite também a nossa página no facebook: http://www.facebook.com/criacaoecritica