O diálogo pré-rafaelita de D’Annunzio e Alma Tadema

Autores

  • Fabiano Dalla Bona Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v1i25p68-88

Palavras-chave:

Gabriele D’Annunzio, Pré-rafaelismo, Alma Tadema, Ékphrasis

Resumo

A interação entre palavras e imagens é perpétua. Algumas vezes a relação é conflitual, outras vezes prevalece um estado de cooperação. Não é insólito que para compensar a ausência de um dos adversários, o outro evoque a sua presença: as imagens ilustram as palavras e as palavras descrevem as imagens. Essa última estratégia é exatamente a ékphrasis, uma das tantas formas nas quais se manifesta a relação entre a literatura e as artes figurativas, especialmente a pintura. É apenas uma palavra, mas seu significado não é unívoco. As discussões sobre o caráter da ékphrasis se entrelaçam com outras disputas sobre as relações entre as duas artes com muita intensidade na obra do italiano Gabriele D’Annunzio. Tratar-se-á das relações e dos diálogos entre os escritos dannunzianos (jornalismo, prosa e poesia) e a obra pictórica do pintor Pré-rafaelita Sir Lawrence Alma Tadema.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fabiano Dalla Bona, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Professor DE 40h - Departamento de Letras Neolatinas - Área de Italiano e Programa de Pós-graduação em letras Neolatinas da UFRJ

Referências

ANDREOLI, A. Introduzione. In: D’ANNUNZIO, G. Scritti giornalistici 1882-1888. V. I. (Org. Annamaria Andreoli) Milano: Arnoldo Mondadori Editore, 1996, p. XI-L.
ANDREOLI, A. Note. In: D’ANNUNZIO, G. Prose di Romanzi. V. I (Org. Annamaria Andreoli) Milano: Arnoldo Mondadori Editore, 1988 p. 1108-1112.
D’ANNA. R. Roma preraffaelita: note su Gabriele D’Annunzio, Diego Angeli, Giulio Aristide Sartori. Roma: Accademia dei Lincei, 1996.
D’ANNUNZIO, G. Il piacere. Firenze: Giunti Editore, 2009.
D’ANNUNZIO, G. Scritti giornalistici 1882-1888. V. I. (Org. Annamaria Andreoli.) Milano: Arnoldo Mondadori Editore, 1996.
D’ANNUNZIO, G. L’isotteo – La chimera. Milano: Fratelli Treves Editori, 1890.
D’ANNUNZIO, G. Intermezzo di rime. Roma: Casa Editrice A. Sommaruga E Cº, 1884.
EBERS, G. Lorenz Alma Tadema his life and works. Trad. Mary J. Safford. New York: William S. Gottsberger Publisher, 1886.
FORCELLA, R. “Lettere a Enrico Nencioni (1880-1896). Nuova Antologia, v. CDIII, n. XVIII. Roma: Società Autonoma “La Nuova Antologia”, p. 3-30, 1939.
GIBELLINI, P. Introduzione. In: D’ANNUNZIO, G. Siamo spiriti azzurri e stelle: diario inedito (17-27 agosto 1922). Firenze: Giunti, 1995, p. I-XL
GOLAHNY, A. “Introduction: Ekpkrasis in the Interarts Discourse”. In: GOLAHNY, A. (org.) The eye of the Poet: Studies in reciprocity of the Visual and Literary Arts from the Renaissance to the Present. Cranbury: Associated UP, p. 11-18, 1996.
HAGSTRUM, J. H. The sister Arts: the tradition of Literary Pictorialism and English Poetry from Dryden to Gray. Chicago: The University of Chicago Press, 1958.
HEFFERNAN, J.A.W. Museum of Words: the poetics of Ekphrasis from Homer to Ashbery, Chicago/London: The University of Chicago Press, 1993.
HERMOSILLA, M. R. H. “D’Annunzio e Nencioni: descrizioni del personaggio femminile e ascendenza nencioniane nel “Piacere”.” Studi Novecenteschi, v. 30, n. 30, p. 209-273, 1995.
PRAZ, M. Cronache letterarie anglossassoni: volume I, cronache inglesi. 2 ed. Roma: Edizioni di Storia e Letteratura, 2005.
RICORDA, R. “Benedetto Croce, Angelo Conti e “altri estetizzanti””. Lettere Italiane, v. 47, n.3 (luglio-settembre), p. 400-422, 1995.
ROBILLARD, V. “In Pursuit of Ekphrasis (an intertextual approach)”. In: ROBBILLARD, V.; JONGENEEL, E. (orgs.) Pictures into Words: theoretical and descriptive approaches to ekphrasis. Amsterdam: VU University Press, p. 53- 72, 1998.
RUBINS, M. Crossroads of Arts, crossroads of Cultures: ecphrasis in Russian and French Poetry. New York: Palgrave, 2000.
SPEZIALI, A (org.). Giuseppe Sommaruga (1867-1917) un protagonista del Liberty. Forlì: Carta Canta, 2017.
TAVOLA, M. Dizionario dell’arte. Milano: Alpha Test, 2010.
TOSCANI, O. “La pittura all’esposizione di Roma”. La rassegna italiana. Roma, Anno III, v. II, n. 2, p. 267-278, 1883.

Downloads

Publicado

2019-12-27

Como Citar

O diálogo pré-rafaelita de D’Annunzio e Alma Tadema. (2019). Revista Criação & Crítica, 1(25), 68-88. https://doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v1i25p68-88