Os Andrades e seus contextos de produção: análise intersemiótica de Macunaíma

Autores

  • Jéssica Catharine Barbosa de Carvalho Universidade Federal do Piauí (UFPI)
  • Laura Torres de Alencar Neta Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2017.126071

Palavras-chave:

Macunaíma, Carnavalização, Literatura e Cinema

Resumo

O presente estudo propõe a análise de Macunaíma nas suas versões literária e cinematográfica. O foco são trechos das duas obras que demonstram seus contextos de produção, Modernismo Literário para Mário de Andrade e Cinema Novo para Joaquim Pedro de Andrade. A análise foi realizada a partir da ótica da carnavalização proposta por Bakhtin, de forma que o propósito dos autores é, entre outros, promover a crítica à sociedade brasileira, que vivia submissa a padrões europeus.

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Biografia do Autor

  • Jéssica Catharine Barbosa de Carvalho, Universidade Federal do Piauí (UFPI)
    Mestranda do Programa de Pós-graduação em Letras na Universidade Federal do Piauí (UFPI).
  • Laura Torres de Alencar Neta, Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
    Professora da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e mestranda do Programa de Pós-graduação em Letras, na mesma instituição.

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Publicado

2017-06-30

Edição

Seção

Dossiê: Literatura, cinema, teatro e outras artes - perspectivas históricas (Artigos)

Como Citar

Os Andrades e seus contextos de produção: análise intersemiótica de Macunaíma. (2017). Revista Crioula, 1(19), 90-114. https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2017.126071