Quatro mulheres, quatro canções: A representação do estereótipo feminino na lírica de Chico Buarque

Autores

  • Henrique Lima Araujo Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2018.142641

Palavras-chave:

Chico Buarque, feminino, estereótipo

Resumo

O artigo buscou analisar a representação do estereótipo feminino em quatro canções femininas da obra de Chico Buarque, levando em conta suas letras, mas também seus arranjos e entoações. São elas: “Com açúcar, com afeto”; “Olhos nos olhos”; “Folhetim” e “Se eu soubesse”. Ao final, conclui-se que, embora a sociedade tenha mudado da primeira à última canção, a representação das mulheres seguiu-se semelhante.  

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Biografia do Autor

  • Henrique Lima Araujo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

    Graduado em Letras - Licenciatura (UFRGS).  Mestrando em Literatura. Linha de pesquisa: Literatura, Sociedade e História da Literatura (UFRGS).  Orientadora: Regina Zilberman

Referências

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Discografia

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Publicado

2018-06-30

Como Citar

Quatro mulheres, quatro canções: A representação do estereótipo feminino na lírica de Chico Buarque. (2018). Revista Crioula, 21, 698-715. https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2018.142641