O levante da voz feminina às margens do cânone: nacionalismo, identidade e resistência na poética guineense de Odete Semedo

Autores

  • Claudia Letícia Moraes Universidade Federal do Maranhão - UFMA
  • Rayron Lennon Costa Universidade Federal do Maranhão - UFMA

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2018.143113

Palavras-chave:

poesia, nacionalismo, resistência

Resumo

O presente estudo visa enfocar a análise da poética da autora guineense Odete Semedo, levando em consideração o engajamento da autora em dar visibilidade à literatura do seu país tendo como temas principais as questões linguísticas que permeiam a Guiné-Bissau, a afirmação da nacionalidade através do uso do crioulo como forma de resistência em sua poesia e a ênfase na constituição de uma identidade ancorada na ancestralidade e na complexa relação estabelecida com o colonizador. 

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Biografia do Autor

  • Claudia Letícia Moraes, Universidade Federal do Maranhão - UFMA
    Professora assistente da Universidade Federal do Maranhão - campus São Bernardo, doutoranda em Literatura pela Universidade de Brasília
  • Rayron Lennon Costa, Universidade Federal do Maranhão - UFMA
    Professor da Universidade Federal do Maranhão - campus São Bernardo, mestrando do programa em Teoria Literária da Universidade Estadual do Maranhão

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Publicado

2018-06-30

Edição

Seção

Dossiê: Cânone e silêncios: o (não) lugar das minorias na Literatura (ARTIGOS)

Como Citar

O levante da voz feminina às margens do cânone: nacionalismo, identidade e resistência na poética guineense de Odete Semedo. (2018). Revista Crioula, 21, 85-115. https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2018.143113