Uns e outros na literatura moçambicana ou como conhecer um país em suas particularidades

Autores

  • Rodrigo Nunes de Souza Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Maria Marta dos Santos Silva Nóbrega Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2018.150625

Resumo

A presente resenha traça uma leitura do livro Uns e outros na literatura moçambicana, de Francisco Noa, pesquisador moçambicano e publicado no Brasil pela Editora Kapulana.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rodrigo Nunes de Souza, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

    Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba (2014). Atuou como professor de Língua Portuguesa e Literatura em escolas públicas e privadas de Campina Grande (PB). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, refletindo-as, também, no ensino de literatura e na formação docente. Suas pesquisas voltam-se para os seguintes temas: colonialismo, pós-colonialismo, memória, identidade, resistência, diáspora, tradição, cultura e no estudo das representações em torno do feminino nas literaturas africanas e brasileira. Mestrando em Linguagem & Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande, cuja pesquisa se volta para a representação do feminino em contos de Lília Momplé e Conceição Evaristo na sala de aula, sob a orientação da Profa. Dra. Maria Marta Nóbrega. É Bolsista do programa de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

  • Maria Marta dos Santos Silva Nóbrega, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

    Possui doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atua como professora da Graduação em Letras e da Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes áreas: mitologia, lirismo moderno, literatura infantil e metodologia do ensino de literatura. Atualmente é líder do grupo de pesquisa "Abordagens de textos literários na escola". Coordena os projetos de pesquisa "Recursos expressivos e caráter renovador do lirismo brasileiro moderno" e "O ensino de literatura e o desempenho dos vestibulandos na resolução de questões discursivas da UFCG". Tem artigos publicados em periódicos especializados e co-organizou os livros: Literatura: da crítica à sala de aula (Ed. Bagagem, 2006) e Cartografia da Violência: ensaios comparativos (Ed. Idéia, 2008).

Referências

NOA, Francisco. Uns e outros na Literatura moçambicana: ensaios. São Paulo: Kapulana, 2017.

Downloads

Publicado

2018-12-11

Como Citar

Uns e outros na literatura moçambicana ou como conhecer um país em suas particularidades. (2018). Revista Crioula, 1(22), 164-169. https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2018.150625