LITERATURA, SOCIEDADE E IDENTIDADE CULTURAL: UM DIÁLOGO ENTRE “AS MÃOS DOS PRETOS”, DE LUIS BERNARDO HONWANA, “POR QUE O NEGRO É PRETO”, DE CÂMARA CASCUDO, E MACUNAÍMA, DE MÁRIO DE ANDRADE

Autores

  • Laís de Almeida Cardoso Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2013.64227

Palavras-chave:

Literatura Africana e Brasileira, Identidade Cultural, Sociedade, Conto Popular

Resumo

Literatura, sociedade e identidade cultural são áreas de estudo intimamente relacionadas, por meio das quais é possível construir uma ideia de nação. Neste artigo estudamos o conto “As mãos dos pretos”, do moçambicano Luis Bernardo Honwana, paralelamente a dois textos brasileiros, “Por que o negro é preto”, conto popular recolhido por Câmara Cascudo, e um trecho de Macunaíma, de Mário de Andrade, de modo a estabelecer um profícuo diálogo entre eles.

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Biografia do Autor

  • Laís de Almeida Cardoso, Universidade de São Paulo (USP)
    Mestre em Letras pela Universidade de São Paulo. Doutoranda em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa (FFLCH-USP).

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Publicado

2014-07-15

Edição

Seção

Artigos e ensaios

Como Citar

LITERATURA, SOCIEDADE E IDENTIDADE CULTURAL: UM DIÁLOGO ENTRE “AS MÃOS DOS PRETOS”, DE LUIS BERNARDO HONWANA, “POR QUE O NEGRO É PRETO”, DE CÂMARA CASCUDO, E MACUNAÍMA, DE MÁRIO DE ANDRADE. (2014). Revista Crioula, 13. https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2013.64227