Espelho de duas faces: a literatura indígena de Olívio Jekupé na produção de alteridades sobre o não-índio.

Autores

  • Francis Mary soares correia da Rosa Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2014.75943

Palavras-chave:

literatura indigena, alteridade, comparativismo

Resumo

Este artigo objetiva analisar a obra Tekoa: conhecendo uma aldeia indígena do autor indígena Olívio Jekupé por meio do conceito de alteridade comparativista (Forget e Oliveira, 2001) e do conceito de livro-rizoma (Deleuze e Guattari, 2000). Procuramos desenvolver uma análise da caracterização da figura do não-índio presente em sua literatura, assim como a construção de um referencial dialógico para se compreender a produção de uma alteridade produzida pelos povos indígenas.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Francis Mary soares correia da Rosa, Universidade Estadual de Feira de Santana
    Mestranda do programa de pós-graduação em Critica Cultural e Pós-Critica da Universidade Estadual da Bahia na linha de pesquisa Margens das Literatura; onde estuda a produção literária de Olívio Jekupé como uma literatura menor. Graduou-se em Licenciatura Plena em História pela Universidade do Estado da Bahia (2005) e possui Especialização em Filosofia Contemporânea pela UEFS (2010). Possui pós-graduação (modalidade atualização) em Educação Ambiental pela UFBA (2013) e gradua-se em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Dedica suas pesquisas ao estudo do pensamento deleuziano e sua implicância na educação e no estudo da literatura menor, concentrando-se nas textualidades indígenas. Atualmente é professora auxiliar da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) atuando nas disciplinas Introdução á Filosofia e Filosofia do Direito, sendo também professora efetiva da Secretária Estadual de Educação. Tem experiência na área de História, Educação Ambiental, Literatura comparada, História da Filosofia e Filosofia Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura menor, Subalternidade e Micropolítica, Literatura comparada e , livro-rizoma. Enquanto pesquisadora, interessa-se pela relação entre Memória, Literatura Indígena, literatura menor e Oralitura

Referências

ALMEIDA, Maria Inês de. Ensaios sobre a literatura indígena contemporânea no Brasil. Tese de doutorado inédita, São Paulo: PUC, 1999.

DELEUZE, G. GUATTARI, F. Mil platôs (volume I), São Paulo: Editora 34, 2009.

_________. O que é Filosofia? Tradução de Bento Prado Jr. E Alberto Alonso Muniz, Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.

GRAÚNA, Graça. Contrapontos da literatura indígena contemporânea no Brasil, Belo Horizonte: Mazza Edições, 2013.

FORGET, Danielle; OLIVEIRA, Humberto Luiz Lima de. (Org). Imagens do outro: leituras divergentes da alteridade, Feira de Santana: UEFS-Abecan, 2001.

JEKUPÉ, Olívio. Literatura escrita pelos povos indígenas, São Paulo: Scortecci, 2009.

_________. Tekoa: conhecendo uma aldeia indígena, São Paulo: Global, 2005.

MARTHA, Alice Áurea Penteado. Autoria Indígena Na Produção Infanto juvenil Contemporânea: UEM, s/d. Disponível em:

<http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/Ebooks/Web/978-85-397-0198-8/Trabalhos/3.pdf>. Acesso em: 13 set. 2013.

MUNDURUKU, Daniel. O Banquete dos Deuses: conversa sobre a origem da cultura brasileira, 2ª ed. São Paulo: Global, 2009.

SANTOS, Eloina Prati dos. (org). Perspectivas da Literatura ameríndia no Brasil, Estados Unidos e Canadá: Feira de Santana, UEFS, 2003.

SCHINOWITZ, Celina De Araújo; OLIVEIRA, Humberto Luiz Lima de. (Org). Vozes e imagens da alteridade, Feira de Santana: Uefs-Abecan, 2006.

Downloads

Edição

Seção

Artigos e ensaios

Como Citar

Espelho de duas faces: a literatura indígena de Olívio Jekupé na produção de alteridades sobre o não-índio. (2014). Revista Crioula, 14. https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2014.75943