“Elegia de verão” de Manuel Bandeira: Entre a metalinguagem e a intertextualidade

Autores

  • Julia Pinheiro Gomes Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2015.84756

Palavras-chave:

Manuel Bandeira, Modernismo, Metalinguagem, Intertextualidade, Sá de Miranda

Resumo

A partir do poema “Elegia de verão” de Manuel Bandeira que parece estar em diálogo com o soneto “O sol é grande, caem co’a calma as aves” do poeta do renascimento português Sá de Miranda, este artigo pretende apresentar dois conceitos essenciais, que podem ser observados na poesia daquele autor brasileiro: a metalinguagem e a intertextualidade.

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Biografia do Autor

  • Julia Pinheiro Gomes, Universidade Federal do Rio de Janeiro
    Mestranda do Programa de Pós-graduação em Letras Vernáculas (áera de concentração: Literaturas portuguesa e africanas de língua portuguesa) e bolsista CAPES.

Referências

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Publicado

2015-04-25

Edição

Seção

Artigos e ensaios

Como Citar

“Elegia de verão” de Manuel Bandeira: Entre a metalinguagem e a intertextualidade. (2015). Revista Crioula, 15. https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2015.84756