Literatura, educação e questão étnico-racial

uma análise do Canto de Xangô

Autores

  • Aline Aparecida dos Santos Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2019.156935

Palavras-chave:

Literatura negro-brasileira, Educação, Mestiçagem, Afro-Sambas

Resumo

A reflexão apresentada estabelece uma problematização no Canto de Xangô, canção de Baden Powell e de Vinicius de Moraes, no que se refere à construção de uma identidade negra pautada pelo cânone, porém muitas vezes distante das discussões emancipatórias sobre educação e questão étnico-racial.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

CANDIDO, Antonio. Iniciação à Literatura Brasileira. 4ª ed. RJ: Ouro sobre azul, 2004.

COMPAGNON, Antoine. Literatura para quê? Belo Horizonte: UFMG, 2009.

COUTINHO, Eduardo F. “Literatura Comparada Hoje”. In ABDALA Junior, Benjamin (organização). Estudos Comparados: Teoria, Crítica e Metodologia. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2014.

CUTI (Luiz Silva). “O leitor e o texto afro-brasileiro”. In: FIGUEIREDO, Maria do Carmo Lanna e FONSECA, Maria Nazareth Soares. Poéticas afro-brasileiras. Belo Horizonte: Mazza/PUC-MG, 2002.

CUTI (Luiz Silva). Literatura negro-brasileira. SP: Selo Negro, 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. SP: UNESP, 2000.

MORAES, Vinícius. Discos. Disponível em <http://www.viniciusdemoraes.com.br/ptbr/musica/discos/os-afrosambas> Acesso em: 05 de janeiro de 2016.

MOURA, Clovis. Sociologia do negro brasileiro. SP: Ática, 1988.

MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

SARTESCHI, Rosangela. MARTIN, Vima Lia. “Estudos Comparados de Língua Portuguesa e Ensino.” In ABDALA Junior, Benjamin (organização). Estudos Comparados: Teoria, Crítica e Metodologia. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2014.

SCHWARCZ, Lilia. PEDROSA, Adriano. Histórias mestiças. RJ: Cobogó, 2014.

TATIT, Luiz. O século da Canção. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2004.

Downloads

Publicado

2019-12-30

Como Citar

Literatura, educação e questão étnico-racial: uma análise do Canto de Xangô. (2019). Revista Crioula, 24, 269-281. https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2019.156935