Crenças de alunos brasileiros (de japonês como le) em relação à habilidade de fala em língua japonesa

Autores

  • Flávia R. Feijó Universidade de Tokyo. Departamento de Linguagem e Ciência da Informação
  • Yûki Mukai Universidade de Brasília. Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução

DOI:

https://doi.org/10.11606/ej.v0i34.127670

Palavras-chave:

Crenças, Habilidade de fala, Estratégias de aprendizagem, Ações, Experiências anteriores de aprendizagem

Resumo

Apesar das pesquisas de crenças sobre aprendizagem de línguas terem crescido significativamente, trabalhos mais específicos e que abrangem diversas línguas ainda são escassos (BARCELOS, 2003b, 2006, 2007). Sendo assim, a presente pesquisa investigou as crenças de alunos brasileiros de língua japonesa como língua japonesa (LE) em relação à sua habilidade de fala na língua-alvo. A metodologia de investigação utilizada foi a pesquisa qualitativa e sua natureza foi um estudo de caso. O contexto analisado foi uma universidade pública do Distrito Federal e os participantes foram dois alunos não nikkei (não descendentes de japoneses). Foram analisadas as relações entre as crenças, ações e as escolhas das estratégias de aprendizagem dos alunos, bem como a origem das crenças baseadas nas suas experiências anteriores de aprendizagem. Os resultados mostraram que as crenças dos participantes influenciam no uso e desenvolvimento de suas habilidades de fala e estão diretamente ligadas às expectativas de sucesso e fracasso no uso do japonês pelos alunos

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Biografia do Autor

  • Flávia R. Feijó, Universidade de Tokyo. Departamento de Linguagem e Ciência da Informação
    é mestranda do Departamento de Linguagem e Ciência da Informação da Universidade de Tokyo, Tóquio, Japão
  • Yûki Mukai, Universidade de Brasília. Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução
    é Professor Adjunto do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET) da Universidade de Brasília

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Publicado

2014-03-07

Edição

Seção

não definida

Como Citar

Crenças de alunos brasileiros (de japonês como le) em relação à habilidade de fala em língua japonesa. (2014). Estudos Japoneses, 34, 46-70. https://doi.org/10.11606/ej.v0i34.127670