Expectativas de jovens do ensino médio público em relação ao estudo e ao trabalho

Autores

  • Davisson Charles Cangussu Souza Universidade Federal de São Paulo; Universidade Federal de São Paulo
  • Daniel Arias Vazquez Universidade Federal de São Paulo; Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022015041789

Resumo

O artigo analisa as expectativas de jovens do ensino médio de escolas públicas em relação à continuidade dos estudos e à inserção no mercado de trabalho. O principal procedimento da pesquisa foi a aplicação de um questionário a 1363 estudantes da região metropolitana de São Paulo. Em diálogo com as teorias críticas de Althusser (1999), Bourdieu e Passeron (1975), e Baudelot e Establet (1975), partimos da hipótese de que esses jovens possuiriam alta expectativa de ingresso no mercado de trabalho e baixa expectativa de continuidade dos estudos. Por um lado, os dados revelaram que os jovens pesquisados pretendem seguir estudando, e inclusive ingressar no ensino superior. Porém, por outro lado, foram constatadas desigualdades significativas de expectativas e avaliação de chances segundo as seguintes variáveis: autodefinição de raça; escolaridade e tipo de ocupação dos pais/responsáveis; autodefinição na estrutura de classes; experiência atual e anterior de trabalho. Tais desigualdades revelam a existência de um teto de vidro que reduz as chances de ingresso no ensino universitário (principalmente nas universidades públicas), segundo o grupo social considerado. Este artigo demonstra que conciliar estudo com trabalho é visto como a maior dificuldade e, ao mesmo tempo, como a principal estratégia para obter o nível superior, considerando os efeitos das políticas recentes de ampliação da oferta das vagas públicas e privadas.

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Publicado

2015-06-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Expectativas de jovens do ensino médio público em relação ao estudo e ao trabalho . (2015). Educação E Pesquisa, 41(2), 409-426. https://doi.org/10.1590/S1517-97022015041789