Empreendedorismo como escopo de diretrizes políticas da União Europeia no âmbito do ensino superior

Autores

  • Rachel de Castro Almeida Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Miguel Chaves Universidade de Lisboa; Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022015041779

Resumo

Como resultado de orientações políticas propaladas pela União Europeia (UE), desde o início deste século, o ensino superior europeu, tem abarcado um novo desafio: potencializar o designado “espírito empreendedor”. Os apelos ao empreendedorismo juvenil qualificado se estendem por todo o continente, adquirindo particular relevo nos países do sul, onde a crise europeia ecoa de forma mais aguda. A tendência das mais diversas instituições de ensino para adaptar seus procedimentos às diretrizes da UE consubstanciou-se na inclusão de novas disciplinas nos currículos, na criação de associações de estudantes ligadas ao empreendedorismo e no estabelecimento de estruturas administrativas e acadêmicas que fomentam a concepção de spin-off e a transferência de conhecimento. A despeito desses esforços disseminados, ainda não há uma tradição de avaliar e monitorar os resultados dessas iniciativas, não sendo assim possível conhecer e antecipar devidamente os seus resultados e impactos econômicos, nomeadamente no nível do emprego. Este artigo aponta três eixos analíticos centrais na observação desse novo vetor de transformação do ensino superior. Pretendemos desnaturalizar o conceito de empreendedorismo, evitando a armadilha da sua reificação; em seguida, realizaremos uma breve resenha acerca do desenvolvimento da noção de empreendedorismo no campo acadêmico; por fim, tencionamos documentar a relevância que as orientações empreendedoras têm assumido no desenho das políticas da UE, destacando a expressão que alcançaram no sistema educativo, com especial relevo para os seus patamares formativos mais elevados.

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Publicado

2015-06-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Empreendedorismo como escopo de diretrizes políticas da União Europeia no âmbito do ensino superior . (2015). Educação E Pesquisa, 41(2), 513-526. https://doi.org/10.1590/S1517-97022015041779