Fatores associados ao abandono escolar no ensino médio público de Minas Gerais

Autores

  • Tufi Machado Soares Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Neimar da Silva Fernandes Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Mariana Calife Nóbrega Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Alexandre C. Nicolella Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-9702201507138589

Resumo

Este artigo tem como objetivo apontar quais são os principais fatores que influenciam o abandono escolar no ensino médio. Os dados utilizados baseiam-se em uma série histórica construída a partir do levantamento das Pesquisas Nacionais por Amostra de Domicílios (PNAD) e numa ampla pesquisa realizada no estado de Minas Gerais (MG), a qual culminou na coleta de diversas informações de um total de 3.418 entrevistados (entre alunos cursantes e não-cursantes). Com base nesses dados, estimaram-se modelos de regressão de risco proporcional de Cox, que permitiram identificar a correlação entre fatores intra e extraescolares com o abandono precoce. Outro modelo desenvolvido utilizou as bases de dados da PNAD, em que um modelo logito foi estimado, permitindo verificar a taxa do não abandono na trajetória do ensino médio também para o estado de Minas Gerais. Entre os resultados encontrados, destacam-se alguns fatores expressivos na explicação do abandono, tais como: a dificuldade nas disciplinas, ânsia por uma escola diferente, percepção de melhores oportunidades de trabalho com a continuidade dos estudos e a importância atribuída na escolha à escola.

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Publicado

2015-09-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Fatores associados ao abandono escolar no ensino médio público de Minas Gerais . (2015). Educação E Pesquisa, 41(3), 757-772. https://doi.org/10.1590/S1517-9702201507138589