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Estratégias de intervenção do serviço social nas políticas de escolarização: uma análise contemporânea

Marta von Dentz, Roberto Rafael Dias da Silva

Resumo


Este artigo, derivado de pesquisa recentemente finalizada, apresenta uma análise sobre as estratégias interventivas do serviço social nas políticas de escolarização, sobretudo contemporâneas. Nesse sentido, na medida em que as desigualdades se acentuam e as demandas por escolarização vão se tornando mais complexas, a categoria profissional do serviço social se apresenta como um instrumento privilegiado de intervenção nas políticas de escolarização. Para fins de investigação, tomou-se como problematização: como a emergência das condições sociais de uma sociedade do risco favorece o ingresso desses novos profissionais nas políticas de escolarização? Para tanto, sinaliza-se que este artigo objetiva identificar os deslocamentos nas estratégias de intervenção do serviço social nas políticas contemporâneas de escolarização. No que se refere aos aspectos metodológicos, a pesquisa é de natureza qualitativa e contempla a análise de diferentes documentos orientadores das políticas de escolarização, assim como textos reguladores do contexto profissional do serviço social. Indica-se que na constituição histórica das relações entre serviço social e educação ocorrem significativas mudanças de ênfase nas racionalidades políticas e nas formas de intervenção. Ainda que o debate sobre as proteções sociais e o combate às desigualdades seja uma constante, pode-se notar uma intensificação, a partir da década de 1990, não somente na ampliação da relação educação e serviço social, mas, sobretudo, na prerrogativa que abarca a proteção social.

Palavras-chave


Educação; Serviço social; Políticas de escolarização; Proteção social

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1517-9702201702152155

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