Processos tradutórios na pesquisa em educação: o Projeto Escrileituras

Autores

  • Máximo Daniel Lamela Adó Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Sandra Mara Corazza Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maria Idalina Krause de Campos Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1517-9702201702154937

Palavras-chave:

Escrileituras, Tradução, Educação, Pesquisa

Resumo

Este artigo articula algumas ações tradutórias com as atividades de pesquisa, ensino e extensão do Projeto Escrileituras: um modo de ler-escrever em meio à vida, vinculado ao Programa Observatório da Educação Capes/Inep. Aborda a produção de dados realizada via instrumentos elaborados especificamente para dar a ler certa concretude que há daquilo que resultou das vivências do projeto e suas ações. Apresenta modos de confrontar esses dados com aquilo que se pode extrair do não quantificável e, talvez, pouco ou dificilmente classificável no âmbito das atividades propostas e executadas na pesquisa. Esse confrontamento exigiu uma ampliação, não apenas da perspectiva de análise, mas do modo de extração dos dados. Nesse sentido, o texto delibera que o projeto se constituiu na contramão de uma ordem de sistematização, ao não definir por antecipação um problema por meio de um método hipotético-dedutivo, para a pesquisa que se propôs. Mas optou pela divergência inclusiva como um modo de evidenciar o caráter dramático do pensamento educacional no campo da didática e do currículo, provocando que a coleta e análise de dados da pesquisa associada ao projeto se dobre em novas produções; assim fazendo se cria uma zona de contágio em que os encontros, fortuitos ou forçados, derivam em inequívocas mutações das matérias que pelo projeto circulam.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2017-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Processos tradutórios na pesquisa em educação: o Projeto Escrileituras. (2017). Educação E Pesquisa, 43(4), 1163-1178. https://doi.org/10.1590/s1517-9702201702154937