Efeito da Universidade Aberta à Terceira Idade sobre a qualidade de vida do idoso

  • Keika Inouye Universidade Federal de São Carlos
  • Fabiana de Souza Orlandi Universidade Federal de São Carlos
  • Sofia Cristina Lost Pavarini Universidade Federal de São Carlos
  • Elisete Silva Pedrazzani Universidade Federal de São Carlos
Palavras-chave: Qualidade de vida, Envelhecimento, Autoavaliação, Gerontologia, Educação

Resumo

A educação na velhice tem como finalidade promover conhecimentos que determinam redimensionamentos para o fomento da qualidade de vida a partir de pressupostos de interdisciplinaridade, participação social e promoção da saúde. Este estudo teve como objetivo avaliar o efeito do programa Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) na qualidade de vida (QV) de alunos idosos. Para tanto, foram realizadas medidas antes e após a intervenção (no início e término do ano letivo) e comparações com os escores de um grupo que não frequentava a UATI. Os instrumentos usados para coleta de dados foram: Ficha de Caracterização do Participante, Critério de Classificação Econômica Brasil e Escala de Avaliação da Qualidade de Vida (QdV-DA). Todos os dados obtidos foram digitados em um banco no programa Statistical Program for Social Sciences para realização de análises estatísticas não paramétricas. Os dados mostraram que: (a) existe diferença entre os escores totais de QV de idosos alunos da UATI antes e após a intervenção (no início e término do ano letivo) e esta diferença é positiva (Z = - 4,541; p < 0,001); (b) após a participação na UATI, as percepções de QV são mais elevadas quando comparadas ao grupo de indivíduos que não participava do programa (χ2 = 7,448; df = 1; p = 0,006). Os resultados deste estudo apontaram que a participação na UATI é favorável para o fomento das percepções de QV.

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Publicado
2018-01-01
Como Citar
Inouye, K., Orlandi, F., Pavarini, S., & Pedrazzani, E. (2018). Efeito da Universidade Aberta à Terceira Idade sobre a qualidade de vida do idoso. Educação E Pesquisa, 44, e142931. https://doi.org/10.1590/s1678-4634201708142931
Seção
Seção Temática: Educação Superior