Isaias Alves e as aproximações entre a psicologia educacional e a educação matemática

Autores

  • Rafaela Silva Rabelo Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1678-4634201706164387

Palavras-chave:

Isaias Alves, Psicologia educacional, Educação matemática, Edward Lee Thorndike, Circulação

Resumo

Partindo do relatório de viagem aos Estados Unidos do educador baiano Isaias Alves, o presente artigo tem como objetivo explorar as aproximações entre a psicologia educacional e a educação matemática na década de 1930, e de que forma a primeira promoveu a circulação de teorias/autores na última, principalmente no que diz respeito ao intercâmbio entre Brasil e Estados Unidos. Enquanto aproximação teórico-metodológica, alguns dos conceitos operados são apropriação, circulação (de ideias/objetos/sujeitos) e discurso autorizado, com base em autores como Roger Chartier (1990, 2002, 2009), Serge Gruzinski (2001a, 2001b) e Michel de Certeau (2012). Além do relatório de viagem, outras fontes mobilizadas foram publicações de Isaias (livros e artigos), programas de ensino dos Institutos de Educação do Rio de Janeiro e de São Paulo, manuais pedagógicos e jornais disponíveis no acervo da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional. Entre as constatações, percebe-se que o relatório de viagem de Isaias Alves deu visibilidade às discussões e publicações do psicólogo estadunidense Edward Lee Thorndike voltadas à educação matemática. Ainda, que o diálogo estabelecido entre a psicologia educacional e a educação matemática estava fortemente vinculado às discussões sobre testes e que a forma como Isaias Alves lia e dava a ler a educação matemática ocorria a partir do viés psicológico.

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Publicado

2018-01-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Isaias Alves e as aproximações entre a psicologia educacional e a educação matemática. (2018). Educação E Pesquisa, 44, e164387. https://doi.org/10.1590/s1678-4634201706164387