Religião e educação

um desafio para o trabalho docente – entrevista com Françoise Lantheaume

Autores

  • Maria da Graça Jacintho Setton Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação
  • Gabriela Abuhab Valente Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844002002

Palavras-chave:

Educação, Religião, Escola, Professores

Resumo

O objetivo desta entrevista é apresentar o trabalho e a reflexão da Professora Françoise Lantheaume, diretora – desde 2012 – do Laboratório Educação, Cultura e Política (ECP) da Universidade Lumière Lyon 2, França. Françoise Lantheaume vem estreitando laços com a Faculdade de Educação da USP em função de uma pesquisa de caráter internacional acerca de aspectos relativos à discriminação, ao racismo e à religião dentro da escola. Intitulada Religions, discriminations et racisme en milieu scolaire (ReDISCO), a investigação deverá estender-se até 2020 e conta com a colaboração de um consórcio de laboratórios franceses e estrangeiros, entre os quais se inclui, no Brasil, a Universidade de São Paulo, a Universidade Federal de Pernambuco, a Universidade Federal do Paraná, a Universidade Federal do Amazonas e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Além disso, as publicações e a participação da entrevistada em um conjunto de palestras vêm contribuindo para a ampliação da reflexão acerca de um tema candente da realidade contemporânea, auxiliando na socialização de embates com a comunidade escolar. Mais especificamente, o tema da religião na escola, laicidade e discriminação, assim como o sofrimento e o mal-estar dos professores nos ambientes escolares vêm sendo objetos de estudo do laboratório coordenado por Françoise Lantheaume. Trata-se, pois, de assuntos que mobilizam preocupações nacionais e internacionais, os quais a revista Educação e Pesquisa, por tradição, vem debatendo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2019-04-23

Edição

Seção

Entrevista

Como Citar

Religião e educação: um desafio para o trabalho docente – entrevista com Françoise Lantheaume. (2019). Educação E Pesquisa, 44, e201844002002. https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844002002