Revisitando Knowles e Freire

Andragogia versus pedagogia, ou O dialógico como essência da mediação sociopedagógica

Autores

  • Rosanna Barros Universidade do Algarve

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844173244

Palavras-chave:

Andragogia, Pedagogia, Dialógico, Mediação sociopedagógica

Resumo

Neste artigo, de natureza teórica e ensaística, procuramos revisitar as ideias-base de dois autores-charneira no património teórico-conceptual da educação de adultos: Malcolm Knowles (1913-1997) e Paulo Freire (1921-1997). A análise foca-se primeiro em cada um dos contributos para realçar quer as suas linhas epistemológicas centrais, quer os seus traços mais caraterísticos, tendo em vista identificar fundamentos perenes para a práxis educativa contemporânea. Posteriormente, ensaia-se uma comparação no sentido de explicitar pontos convergentes e divergentes entre as proposições de ambos os autores. Argumenta-se que esses contributos aportam fundamentos que são pertinentes para o educador crítico humanista no seio da modernidade líquida em que vivemos, para refundar os pressupostos da cidadania social pela intervenção e pela mediação sociopedagógica. Trata-se de retomar a realidade contextual dos sujeitos da educação e desenvolver, a partir daí, um diálogo aberto e ético que permita relançar a esperança na transformação social.

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Publicado

2019-04-24

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Revisitando Knowles e Freire: Andragogia versus pedagogia, ou O dialógico como essência da mediação sociopedagógica. (2019). Educação E Pesquisa, 44, e173244. https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844173244