Obstáculos para o encontro pedagógico entre professores e estudantes de enfermagem em diferentes contextos educacionais

Autores

  • Jouhanna do Carmo Menegaz Universidade Federal do Pará
  • Vânia Marli Schubert Backes Universidade Federal de Santa Catarina
  • Katheri Maris Zamprogna Universidade Federal de Santa Catarina
  • Margarete Maria de Lima Universidade Federal de Santa Catarina
  • Taís Pereira da Costa Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844176325

Palavras-chave:

Enfermagem, Estudantes, Professores, Aprendizagem, Obstáculos

Resumo

Ao ensinar, o professor raciocina e age pedagogicamente, com vistas a transformar o conteúdo disciplinar em aprendizagem. Entretanto, em um contexto educacional, mais do que pela intenção do professor, a aprendizagem se produz pela capacidade de estabelecimento de uma relação dialógica entre professores e estudantes. Tendo isso em vista, este estudo coletivo de casos com abordagem qualitativa tem o objetivo de analisar obstáculos ao encontro pedagógico entre professoras e estudantes de enfermagem de universidade pública e privada da Região Sul do Brasil. Participaram do estudo duas professoras universitárias da área de enfermagem e os estudantes das disciplinas ministradas por elas. A coleta de dados ocorreu entre abril de 2014 e julho de 2015 e envolveu documentos, entrevistas e observação, delineados em fases orientadas pelos construtos de Shulman. Os dados foram analisados pelo método das comparações constantes de Strauss e Corbin, e os resultados apresentam-se articulados nas metacategorias: ação e raciocínio pedagógico como obstáculo; compreensão e atitude do estudante como obstáculo; e táticas de negação aos obstáculos. Apontam-se como obstáculos as fases de compreensão, transformação e ensino da ação e raciocínio pedagógico das professoras; compreensão e expectativas dos estudantes; atitudes de ambos diante de contrariedades. Sugere-se o compartilhamento de expectativas, intenções e avaliações mais francas entre professores e estudantes para o fortalecimento do encontro pedagógico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2019-04-25

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Obstáculos para o encontro pedagógico entre professores e estudantes de enfermagem em diferentes contextos educacionais. (2019). Educação E Pesquisa, 44, e176325. https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844176325