A apropriação do espaço escolar pelo projeto pedagógico

o caso da Escola da Ponte (Portugal)

Autores

  • Carlos Manique da Silva Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
  • Cláudia Pinto Ribeiro Universidade do Porto e Centro de Investigação Transdisciplinar “Cultura, Espaço e Memória”

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844183443

Palavras-chave:

Escola da Ponte (Portugal), Espaço escolar, Escolas de área aberta, Inovação pedagógica, Projeto pedagógico

Resumo

O presente estudo valoriza o projeto pedagógico como quadro de ação para os indivíduos na organização escolar. É, justamente, a essa luz que se analisa a forma como o espaço escolar é interpretado pelos utilizadores (nomeadamente, docentes), em um contexto muito específico: a Escola da Ponte (Portugal). Em um quadro de insucesso generalizado da experiência das escolas de área aberta em Portugal, aquilo que se procura demonstrar é que, no caso da Escola da Ponte, o êxito da experiência assentou no caráter inovador do projeto pedagógico (pondo em causa o DNA da organização pedagógica das escolas – a classe). A nossa interpretação, baseada no conceito de espaço como construção social, sustenta que foi, sobretudo, a consistência do projeto pedagógico e a interação entre atores e objetos da ação que determinaram a forma como o espaço foi sendo organizado; muito mais do que se tratar de um processo de indução resultante de o edifício ser de área aberta. A recolha empírica constituiu a base para conhecer o modo de apropriação do espaço pelo projeto pedagógico. Nessa ordem de ideias, foi enviado (por correio eletrônico) um inquérito através de um questionário a docentes que lecionaram na referida escola entre meados da década de 1970 e o ano de 2012. O arco cronológico tem a seguinte justificação: tratou-se do lapso de tempo que decorreu entre o início do projeto pedagógico e a transferência de instalações para um novo edifício.

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Publicado

2019-04-26

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A apropriação do espaço escolar pelo projeto pedagógico: o caso da Escola da Ponte (Portugal). (2019). Educação E Pesquisa, 44, e183443. https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844183443