Identificação e validação dos componentes de habilidades de coaching entre professores universitários

Autores

  • Mohammad Mohammadisadr University of Isfahan
  • Seyed Ali Siadat University of Isfahan
  • Reza Hoveida University of Isfahan

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844185441

Palavras-chave:

Coaching, Desenvolvimento profissional, Habilidades de coaching, Educação superior, Ensino a distância, Recursos humanos

Resumo

O desenvolvimento de recursos humanos é fator importante no aprimoramento das organizações. As universidades enquanto organizações educacionais necessitam de recursos humanos de alta qualidade. Nesta perspectiva, pode-se inserir o coaching como nova abordagem para o desenvolvimento profissional no ensino superior. Professores universitários podem atuar como coaches de modo a auxiliar alunos e colegas a se desenvolver e prosperar. Estes coaches com elevados níveis de habilidades podem exercer grande influência. Nem todos os indivíduos em cargos universitários dispõem das habilidades necessárias para se tornarem coaches. Por isso, as habilidades para tal devem ser especificadas de modo a se selecionar líderes de alta qualidade. O objetivo do presente estudo foi identificar e validar as habilidades de coaching no ensino superior. A população estudada era composta por estudantes do curso de medicina de uma faculdade em Isfahan e da Universidade de Isfahan. Os métodos de pesquisa utilizados foram tanto quantitativos quanto qualitativos. Na parte qualitativa, os participantes foram escolhidos aqueles especialistas em desenvolvimento de recursos humanos e educação. Para a avaliação quantitativa, os participantes foram selecionados entre os membros do corpo docente das duas universidades. Os resultados mostraram que os coaches bem-sucedidos cumpriam com ao menos oito habilidades específicas. Tais habilidades deveriam ser utilizadas como base para a escolha de coaches na educação superior.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2019-04-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Identificação e validação dos componentes de habilidades de coaching entre professores universitários. (2019). Educação E Pesquisa, 44, e185441. https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844185441