Diversidade cultural e relações de gênero em uma escola indígena sul-mato-grossense

Autores

  • Josiane Peres Gonçalves Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal
  • Edicleia Lima de Oliveira Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844185144

Palavras-chave:

Diversidade, Gênero, Professores Homens, Cultura indígena

Resumo

As correlações entre gênero, diversidade e educação estão presentes na sociedade e na escola. Em geral, na educação infantil quase não existem docentes do gênero masculino, por se entender que essa tarefa é mais adequada às mulheres. No entanto, em algumas culturas indígenas isso é diferente, fato que despertou o interesse em entender essa realidade. Assim, este trabalho tem como objetivo investigar a opinião da comunidade escolar de uma aldeia indígena, localizada no município de Tacuru (MS), acerca do trabalho desenvolvido por professores indígenas do gênero masculino na educação infantil. A pesquisa de campo é de natureza qualitativa e para coleta de dados foi feita a gravação de entrevistas semiestruturadas, realizadas inicialmente com quatro sujeitos: um professor, um gestor escolar, uma mãe de criança, sendo todos indígenas, e uma gestora municipal não índia. Os resultados foram transcritos, analisados e nomeados como dados primários. Este estudo também contou com a participação de um pesquisador da cultura indígena que relatou sua opinião em relação aos resultados obtidos com as entrevistas dos quatro primeiros participantes. Tal participação foi denominada como dados secundários. Os dados da pesquisa evidenciam que na cultura indígena as crianças vivem junto da comunidade onde todos são educadores em potencial, independente do gênero, de modo que o cargo de professor dentro de uma aldeia indígena pode ser considerado um cargo de prestigio. Além disso, para as mulheres indígenas é mais difícil sair da aldeia em busca de uma formação, o que pode explicar a significativa presença masculina na educação infantil na aldeia indígena pesquisada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2019-04-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Diversidade cultural e relações de gênero em uma escola indígena sul-mato-grossense. (2019). Educação E Pesquisa, 44, e185144. https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844185144