Pesquisa em contextos de ensino e aprendizagem por meio do uso da internet
uma ecologia de saberes
DOI:
https://doi.org/10.1590/s1678-4634201844180699Palavras-chave:
Ecologia de saberes, Epistemologias, Pesquisa empírica, Internet, EscolaResumo
Tendo em vista o interesse crescente de pesquisas nas humanidades e ciências sociais que lidam especificamente com contextos empíricos de ensino e aprendizagem e uso de tecnologias digitais da informação e da comunicação em entender práticas, condições e impactos do uso da internet em instituições de educação básica, o objetivo deste artigo é promover uma discussão sobre o processo de produção acadêmica, em particular o que se relaciona a práticas de letramentos que envolvem contextos empíricos escolares por meio do uso da internet. Para tanto, busca-se como recurso teórico-metodológico desenvolver uma discussão epistemológica, de caráter qualitativo, sobre a noção de conhecimento(s), organizando-a com base nos conceitos foucaultianos de savoir e connaissance, na concepção plural de epistemologia e na noção de letramento crítico, a fim de (re)pensar o processo de construção de conhecimentos no próprio ato de fazer pesquisa em contextos de ensino e aprendizagem a partir da perspectiva de uma ecologia de saberes. Considerase, ao final, que tal perspectiva nos possibilita repensar a pesquisa sob dois pontos fundantes: o primeiro é o seu caráter qualitativo, visto que as pesquisas qualitativas buscam descrever e compreender o mundo das práticas dos participantes envolvidos na investigação; o segundo, o seu caráter sociopolítico, posto que a realização de pesquisas empíricas em contextos de ensino e aprendizagem por meio da internet pode contribuir para o desenvolvimento tanto da educação básica quanto a educação superior.
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