Atuação extrajudicial do Ministério Público e direito à educação infantil

um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945186597

Palavras-chave:

Judicialização da educação, Ministério Público, Educação infantil

Resumo

No presente artigo buscamos analisar a atuação do Ministério Público (MP) na área do direito à educação infantil pela via extrajudicial, por meio do Termo de Ajustamento de Conduta, a partir do estudo do caso do município de Telêmaco Borba (Paraná). Procuramos compreender de que modo a atuação da instituição incide na efetivação do direto à educação infantil nesse município. Entrevistamos os atores envolvidos no processo de firmamento e implementação dos Termos de Ajustamento de Conduta, triangulando tais dados com fontes documentais – referentes ao processo de firmamento dos termos e processos correlatos no âmbito do legislativo – e dados de atendimento na etapa. A partir de tais fontes, buscamos compreender as causas e efeitos do processo de judicialização da educação infantil ocorrido no município, entendida a judicialização como o deslocamento de questões usualmente debatidas pelos poderes eleitos para a esfera do sistema de justiça, incluída a seara extrajudicial. Os resultados apontam para tensionamentos entre poder público e Ministério Público, com interferências entre a discricionariedade da atuação do administrador e a ação da promotoria de justiça. Mais além, percebe-se ampliação da discussão em torno do acesso à etapa, denotando ampliação do entitlement da sociedade local em relação ao seu direito à educação infantil.

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Publicado

2019-05-02

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Atuação extrajudicial do Ministério Público e direito à educação infantil: um estudo de caso. (2019). Educação E Pesquisa, 45, e186597. https://doi.org/10.1590/s1678-4634201945186597