Diversidade de discursos sobre jogo e educação: delineamento de um quadro contemporâneo de tendências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046215597

Palavras-chave:

Ludicidade, Concepção, Processos formativos

Resumo

Este artigo estabelece o seguinte tema geral: relações entre jogo e educação na contemporaneidade. Mais especificamente, trata-se de delinear um problema verificado no âmbito de discursos e da vivência prática. Seu objetivo central foi formular e apreciar um quadro de concepções de relação entre jogo e educação que emergem de discursos e práticas, oferecendo ao público uma visão sistemática de uma situação de fato que merece atenção especial e abordagens múltiplas, caso se projete o aprimoramento de processos formativos em diversos níveis. A metodologia de construção deste artigo é de natureza teórico-bibliográfica. Como resultados, este artigo viabiliza uma visão panorâmica e uma apreciação de um quadro de concepções atuais de relação entre jogo e educação. Ele revela também a existência de um estado de tensão entendido em dois sentidos: em primeiro lugar, como constatação de discrepâncias de valoração do papel do jogo e da função formativa do jogo; em segundo lugar, como evidência de complementaridades e conflitos entre concepções. O mais importante dos resultados atingidos, porém, é a consciência derivada do exame realizado neste artigo, a qual nos permite entrever uma hipótese capaz de explicar os motivos do referido contraste e apresentar soluções teóricas e técnicas mais apuradas relativas à fecundidade formativa da ludicidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2021-06-14

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Diversidade de discursos sobre jogo e educação: delineamento de um quadro contemporâneo de tendências. (2021). Educação E Pesquisa, 46, e215597. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046215597