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Bons professores em um terreno perigoso: rumo a uma nova visão da qualidade e do profissionalismo

Raewyn Connell

Resumo


Ideias sobre o que caracteriza um "bom professor" são importantes para se possa refletir a respeito da reforma educacional, e elas têm ganhado destaque recentemente. Essas ideias são controversas e estão abertas a mudanças. A primeira parte deste artigo examina modelos do que é considerado um "bom professor" na Austrália, desde os bons servidores da era colonial, passando pelo ideal do professor erudito autônomo, até as atuais listas de competências dos docentes. A segunda parte examina mais detalhadamente o modo pelo qual as autoridades responsáveis pelo registro e credenciamento de professores, em governos neoliberais, definem um "bom professor". A terceira parte oferece propostas para uma nova compreensão do conceito de "bom professor", baseadas no entendimento do processo de trabalho e da dinâmica ocupacional do ensino, na estrutura intelectual dos estudos sobre a Educação e na própria lógica da educação como um todo.

Palavras-chave


Trabalho docente;Ensino de qualidade;Profissionalismo;Políticas neoliberais

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DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022010000400013

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