A dimensão criadora no trabalho docente: subsídios para a formação de professores alfabetizadores

Autores

  • Marli Lúcia Tonatto Zibetti Universidade Federal de Rondônia
  • Marilene Proença Rebello de Souza Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000200003

Palavras-chave:

Alfabetização, Saberes docentes, Formação de professores, Pesquisa etnográfica

Resumo

Este artigo tem como objetivo evidenciar a dimensão criadora dos saberes docentes mobilizados por uma professora alfabetizadora, a partir da concepção de saberes docentes desenvolvida pela teoria histórico-cultural. A pesquisa realizou-se em escola pública, no estado de Rondônia, por meio de uma abordagem etnográfica. O trabalho traz para a análise duas cenas recortadas do cotidiano escolar para exemplificar como os saberes docentes são alterados e recriados no enfrentamento dos desafios impostos pela prática pedagógica. Os resultados permitem compreender que a prática docente no cotidiano não se caracteriza apenas como reprodução de modelos ou propostas utilizadas por outros profissionais. Ao contrário, no encontro de uma professora e uma turma de alunos há sempre certa originalidade que demanda a criação de formas específicas de intervenção para aquele grupo, nas condições do contexto. Acompanhar o trabalho da professora durante o período de pesquisa permitiu compreender que há inúmeras possibilidades de condução do trabalho pedagógico e as razões que motivam as escolhas dos professores e das professoras estão fundamentadas em saberes construídos ao longo de suas experiências de formação e atuação. Considera-se, portanto, que as práticas pedagógicas precisam ser conhecidas e estudadas para que se possa compreendê-las, mais do que avaliá-las, tendo-se em vista a contribuição desses estudos para a formação docente.

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Publicado

2010-08-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A dimensão criadora no trabalho docente: subsídios para a formação de professores alfabetizadores . (2010). Educação E Pesquisa, 36(2), 459-474. https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000200003