A eficácia da mentoria escolar na promoção do desenvolvimento socioemocional e instrumental de jovens

Autores

  • Francisco Simões Universidade de Coimbra
  • Madalena Alarcão Universidade de Coimbra

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022011000200009

Palavras-chave:

Mentoria escolar, Desenvolvimento socioemocional, Desenvolvimento instrumental, Eficácia

Resumo

O presente artigo constitui uma revisão da literatura acerca da eficácia dos programas de mentoria escolar na promoção do desenvolvimento socioemocional e instrumental de jovens. Para tal, procedeu-se a uma comparação entre as investigações empíricas mais significativas sobre o assunto. A partir dessa análise, é possível verificar que os resultados atribuídos a programas de mentoria são contraditórios e, tendencialmente, de magnitude reduzida. Diversas fragilidades metodológicas parecem afectar os resultados obtidos na maior parte dos trabalhos avaliados, entre as quais se destacam o tamanho reduzido das amostras e a inexistência de controlo experimental da variabilidade inerente aos sujeitos. A par das limitações metodológicas, a revisão de literatura efectuada permitiu ainda identificar variações importantes na estruturação dos próprios programas de mentoria escolar e uma ponderação inconsistente de variáveis definidoras de boas práticas. Todos esses factores parecem dificultar a obtenção de conclusões sólidas sobre a eficácia desse tipo de intervenção em meio escolar. A realização de mais estudos, com poder inferencial, sobre programas bem estruturados, um maior cuidado na definição dos planos de investigação e a consideração do professor como figura habilitada ao desempenho cumulativo das funções de mentor, ao contrário do que sucede em programas desenvolvidos em países anglo-saxónicos, são algumas das recomendações a seguir em futuras investigações sobre essa temática.

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Publicado

2011-08-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A eficácia da mentoria escolar na promoção do desenvolvimento socioemocional e instrumental de jovens . (2011). Educação E Pesquisa, 37(2), 339-354. https://doi.org/10.1590/S1517-97022011000200009