Educação ao ar livre pela aventura: o aprendizado de valores morais em expedições à natureza

Autores

  • Flavio Theodor Kunreuther Universidade de São Paulo
  • Osvaldo Luiz Ferraz Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022012005000007

Palavras-chave:

Educação, Aventura, Desenvolvimento moral

Resumo

A educação ao ar livre, por meio de cursos no formato expedição, ainda acontece de forma tímida no Brasil. Entende-se por expedição uma experiência educacional contínua, de múltiplos dias, em que alunos e instrutores aventuram-se em um trajeto em área remota da natureza de forma autossuficiente. O presente estudo analisa os cursos desse tipo. Por meio de entrevistas e questionários semiestruturados, investigou-se a aprendizagem dos alunos segundo suas próprias percepções e as dos educadores da instituição, com ênfase no desenvolvimento moral do indivíduo. Como parte do estudo de caso sobre um aluno adolescente participante de um dos cursos, entrevistou-se também uma psicóloga que coordena um abrigo para menores. Os resultados encontrados indicam que os cursos de educação ao ar livre caracterizam-se por experiências que estimulam trabalhos em grupo, debates sobre justiça e solidariedade, e reflexões sobre valores e princípios como coragem, esforço pessoal, disciplina, respeito e superação de limites. Os resultados também indicam que tal proposta educacional aufere experiências sensíveis e de conexão do ser humano com a natureza. Muito embora haja potencial educacional para a educação ao ar livre, a atuação do educador perante seus alunos é fundamental para que as experiências sejam física e psicologicamente seguras, alcancem seus potenciais pedagógicos de desenvolvimento da moralidade e ajudem as pessoas a desenvolverem uma consciência ambiental, manifestada por meio de ações concretas ao retornarem dos cursos para suas comunidades.

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Publicado

2012-06-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Educação ao ar livre pela aventura: o aprendizado de valores morais em expedições à natureza. (2012). Educação E Pesquisa, 38(2), 437-454. https://doi.org/10.1590/S1517-97022012005000007