Obesidade infantil e bullying: a ótica dos professores

Autores

  • Miguel Ataide Pinto da Costa Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Departamento de Psicologia
  • Marcos Aguiar de Souza Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Departamento de Psicologia
  • Valéria Marques de Oliveira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Departamento de Psicologia

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022012005000017

Palavras-chave:

Bullying, Obesidade infantil, Preconceito, Professores

Resumo

Este estudo objetivou verificar a percepção de professores em relação aos problemas enfrentados por alunos obesos no ambiente escolar, bem como associar tais problemas à definição de bullying. Foram entrevistados 63 professores da rede estadual de um município da região metropolitana do Rio de Janeiro e a eles foi feita uma pergunta aberta referente aos problemas enfrentados pelos alunos acima do peso. Tal pergunta, propositalmente, não mencionava a palavra bullying. Os professores foram abordados pelo pesquisador principal nas escolas, em período destinado ao descanso ou durante momentos em que os alunos estivessem realizando atividades que não necessitassem da intervenção direta do professor. As respostas foram agrupadas em dezessete categorias e os resultados mostraram que, segundo os professores, o problema mais enfrentado pelos alunos acima do peso é o preconceito. Além disso, como problemas enfrentados por esses alunos, ainda foram apontadas a exclusão, a timidez e a baixa autoestima, dentre outros. Os resultados também mostraram atitudes negativas do professor com relação aos alunos, os quais algumas vezes foram descritos como apáticos, desanimados, cansados, lentos, distraídos, preguiçosos, indispostos etc.; esse dado indica a possibilidade de o próprio professor atuar como autor do bullying. Os resultados da pesquisa evidenciam que mais estudos devem ser desenvolvidos a fim de buscar melhor compreensão do papel do professor diante da discriminação de alunos acima do peso, mais especificamente do bullying, de forma a permitir maior aprofundamento no desenvolvimento de ações que visem promover a diversidade cultural nas escolas.

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Publicado

2012-09-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Obesidade infantil e bullying: a ótica dos professores. (2012). Educação E Pesquisa, 38(3), 653-665. https://doi.org/10.1590/S1517-97022012005000017