Teatro de fantoches na formação continuada docente em educação ambiental

Autores

  • Osmarina Maria dos Santos Dantas Universidade Federal do Pará
  • André Ribeiro de Santana Universidade Federal do Pará
  • Luiza Nakayama Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022012000300012

Palavras-chave:

Formação continuada, Lúdico, Teatro de fantoches, Educação ambiental

Resumo

Neste artigo, apresentamos os resultados de uma pesquisa-ação participativa realizada no espaço do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Ambiental / Sala Verde Pororoca: espaço socioambiental Paulo Freire (GPEEA/Sala Verde), na UFPA. O objetivo foi investigar as contribuições do teatro de fantoches como proposta pedagógica na formação continuada de professores em educação ambiental. Os sujeitos da pesquisa foram seis professoras do ensino básico, as quais são aqui identificadas pelos seguintes pseudônimos: Lucia, Michelle, Izabel, Eloísa, Marta e Ana. Utilizamos quatro fontes para a coleta das informações: 1) um questionário sobre dados pessoais e com as perguntas a) Que motivos levaram você a se inscrever na oficina? e b) Qual é o entendimento de educação ambiental predominante?; 2) uma oficina; 3) um diário de bordo; e 4) entrevistas para complementar as informações fornecidas pelas professoras. Para analisar os dados, utilizamos a técnica da triangulação metodológica. Constatamos que o teatro de fantoches, como estratégia de ensino-aprendizagem de conhecimentos ambientais, foi importante em todas as etapas. A utilização do teatro de fantoches como metodologia foi entusiasticamente reconhecida pelas professoras como viável na prática docente em todas as disciplinas. E o mais importante: elas perceberam que, para a elaboração de qualquer atividade alternativa, há a necessidade de um planejamento, pois é preciso ter uma finalidade pedagógica, com conotação diferente do lúdico pelo lúdico.

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Publicado

2012-09-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Teatro de fantoches na formação continuada docente em educação ambiental. (2012). Educação E Pesquisa, 38(3), 711-726. https://doi.org/10.1590/S1517-97022012000300012