Contribuições e dificuldades da abordagem de questões sociocientíficas na prática de professores de ciências

Autores

  • Leonardo Fabio Martínez Pérez Universidad Pedagogica Nacional
  • Washington Luiz Pacheco de Carvalho Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022012005000014

Palavras-chave:

Formação de professores de ciências, Pesquisa qualitativa crítica, Pensamento crítico, Tomada de decisão

Resumo

Neste artigo, apresentamos os resultados de uma pesquisa sobre as contribuições e as dificuldades da abordagem de questões sociocientíficas na prática de professores de ciências em serviço. Na pesquisa realizada, de caráter qualitativo com corte crítico, a realidade é entendida como uma construção social subjetiva e intersubjetiva, marcada por um contexto histórico. A constituição dos dados foi feita no decorrer de uma disciplina sobre ensino de ciências a partir de questões sociocientíficas, desenvolvida em um curso de mestrado em ensino de química, e teve a participação de 31 professores de ciências em serviço. No intuito de garantir a validade de fidedignidade da pesquisa, foi utilizada mais de uma fonte de dados. Assim, os dados foram constituídos por meio de vários instrumentos, tais como: questionário inicial de caracterização dos participantes da pesquisa, gravações de entrevistas focais e trabalhos apresentados pelos professores sobre a abordagem de questões sociocientíficas (QSCs) em sala de aula. As análises alcançadas indicam que a abordagem de questões sociocientíficas possui um potencial considerável para a prática do professor em termos da tomada de decisão e do desenvolvimento de pensamento crítico dos alunos. O trabalho com questões sociocientíficas também exige planejamento do ensino e ações bem sustentadas, assim como a participação ativa do professor. Finalmente, são caracterizadas as dificuldades do trabalho realizado em termos pedagógicos, formativos e curriculares.

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Publicado

2012-09-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Contribuições e dificuldades da abordagem de questões sociocientíficas na prática de professores de ciências. (2012). Educação E Pesquisa, 38(3), 727-741. https://doi.org/10.1590/S1517-97022012005000014