A formação pedagógica no ensino superior e o papel da pós-graduação stricto sensu

Autores

  • Guilherme Torres Corrêa Universidade de São Paulo
  • Victoria Maria Brant Ribeiro Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022013000200003

Palavras-chave:

Formação pedagógica, Formação docente, Docência no ensino superior, Pós-graduação

Resumo

Desenvolvemos este trabalho com base na ideia de que ser docente no ensino superior não é apenas uma questão de domínio de conteúdo, de expertise em determinado campo. A prática pedagógica em tal nível de ensino é complexa, contextualizada, muitas vezes imprevisível e se configura por escolhas éticas e políticas. Nesse sentido, entendemos que a docência demanda um processo formativo que pode ter como fase inicial a pós-graduação stricto sensu. A partir de tal discussão, estabelecemos como objetivo estudar o modo como a formação pedagógica é tratada no âmbito das políticas públicas para o ensino superior, mais especificamente no que tange à pós-graduação stricto sensu. Para tanto, valemo-nos de dois referenciais metodológicos: a teoria dos campos de Pierre Bourdieu e a análise crítica do discurso de Norman Fairclough. A compreensão da pós-graduação como um campo científico e a análise do Plano Nacional de Pós-Graduação indicaram que esse nível de formação superior está basicamente voltado para a acumulação de capital científico e para a formação de habitus científico, tudo isso em meio a um silêncio sobre a dimensão do ensino no fazer e ser docente. Concluímos que há a necessidade de desenvolver uma cultura de valorização do ensino na universidade, processo este que pode ter na valorização de um capital pedagógico e na formação de um habitus pedagógico na pós-graduação stricto sensu uma fase de grande relevância.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2013-06-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A formação pedagógica no ensino superior e o papel da pós-graduação stricto sensu. (2013). Educação E Pesquisa, 39(2), 319-334. https://doi.org/10.1590/S1517-97022013000200003