Juventude, escola e trabalho: permanência e abandono na educação profissional técnica de nível médio

Autores

  • Monica Ribeiro da Silva Universidade Federal do Paraná
  • Lucas Barbosa Pelissari Universidade do Oeste do Paraná
  • Allan Andrei Steimbach Colégio Estadual Mário de Andrade de Francisco Beltrão

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022012005000022

Palavras-chave:

Juventude e educação, Permanência e abandono escolar, Ensino médio, Educação profissional técnica de nível médio

Resumo

O artigo aborda a temática das relações entre juventude e escolarização, propondo-se a discutir as razões de permanência e abandono no âmbito da educação profissional técnica de nível médio. Inicialmente, apresenta uma discussão conceitual sobre juventude, escola e trabalho para, em seguida, expor os resultados de duas pesquisas empíricas que se ocuparam de analisar o que levam os jovens a abandonar ou a permanecer na escola. Os dois cursos investigados foram definidos por possuírem, ambos, elevada procura, sendo que em um deles há alto índice de abandono, ao passo que o outro apresenta uma permanência acima da média se comparada a outras escolas de ensino médio. A análise sinaliza que a grande procura pelos cursos técnicos nas áreas pesquisadas deve-se ao fato de os jovens buscarem encontrar formação de qualidade superior, profissionalização em áreas que representam certo status ou, ainda, garantia de empregabilidade. Em uma das situações, ao se frequentar a escola, as ilusões iniciais dissolvem-se, problemas para acompanhar a realização do curso evidenciam-se e a relação entre a escola e o jovem mantém-se distante, o que leva ao abandono. Contrariamente, em outra situação, a permanência é explicada devido ao grau de experiências positivas que os jovens podem viver enquanto estão matriculados em uma instituição de tempo integral, interna e bem estruturada.

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Publicado

2013-06-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Juventude, escola e trabalho: permanência e abandono na educação profissional técnica de nível médio. (2013). Educação E Pesquisa, 39(2), 403-417. https://doi.org/10.1590/S1517-97022012005000022