Sobre o conceito de justiça: como estudantes o mobilizam na discussão de dilemas morais?
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1517-97022012005000020Palavras-chave:
Justiça, Habermas, Grupos focais, Dilemas morais, Ensino médioResumo
Como estudantes de ensino médio mobilizam o conceito de justiça para lidar com dilemas morais? Buscou-se responder a essa questão de pesquisa a partir de dados empíricos e de algumas concepções de Habermas, em especial sobre o conceito de justiça procedimental e os critérios de igualdade, equidade, reciprocidade e de troca de papéis. O levantamento dos dados deu-se por meio da articulação de duas estratégias metodológicas: grupos focais e resolução de dilemas morais envolvendo questões de justiça e dignidade humana. Os grupos focais buscam entender a interação entre os sujeitos, ou seja, sua ênfase está na interlocução, o que se apresentou como fundamental para o estudo dos desafios cognitivos sobre o conceito de justiça numa perspectiva discursiva. Os dilemas morais, por sua vez, apresentam-se como situações hipotéticas e, nesta investigação, propiciaram um alto envolvimento dos sujeitos de pesquisa com a situação proposta. Dentre algumas conclusões possíveis, a pesquisa indica que os jovens não hesitam quando desafiados a se posicionarem em relação a problemas que envolvam suas crenças e convicções. Nesse sentido, a investigação reforça a pertinência de se utilizar o debate como uma estratégia para a prática pedagógica, de modo que, no espaço e no tempo da escola, as diversas visões de mundo e as características pessoais possam expressar-se.Downloads
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Publicado
2013-06-01
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Sobre o conceito de justiça: como estudantes o mobilizam na discussão de dilemas morais?. (2013). Educação E Pesquisa, 39(2), 419-432. https://doi.org/10.1590/S1517-97022012005000020