O tema da formação de professores: trajetórias e tendências do campo na pesquisa e na ação

Autores

  • Maria Isabel da Cunha Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022013005000014

Palavras-chave:

Formação de professores, Tendências teórico-práticas para a docência, Políticas de formação docente, Desenvolvimento profissional docente

Resumo

O conhecimento dos movimentos epistemológicos, culturais e políticos que definiu, em uma perspectiva histórica, a compreensão do campo da formação de professores, pode ser uma significativa contribuição para a prática da formação. Entender esse processo na sua dimensão evolutiva favorece o entendimento da complexidade desse campo de conhecimento e as múltiplas influências que se estabelecem sobre ele. O objetivo deste trabalho, portanto, é mapear e estudar as tendências teórico-práticas que marcaram a compreensão da docência no Brasil, preferencialmente no período que se inicia na segunda metade do século XX. O trabalho reconhece sua condição aleatória e não pretende exclusividade a respeito do tema. A partir do mapeamento realizado, conclui-se que as diferentes tendências teórico-práticas para a docência tiveram significativos impactos nas pesquisas educacionais e essas, por sua vez, também exerceram um papel de protagonismo nas mudanças paradigmáticas que atingiram a formação de professores. Na medida em que o paradigma da racionalidade técnica foi dando lugar à compreensão do fenômeno educativo como produzido social e culturalmente, houve significativas mudanças nas formas de produzir conhecimento na área da educação. Todas as fases que marcam as tendências dos estudos a respeito da formação de professores produziram conceitos e se apresentaram como produtos e produtoras das ações formativas, influenciando e sendo influenciadas pelas políticas, legislações e culturas.

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Publicado

2013-09-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O tema da formação de professores: trajetórias e tendências do campo na pesquisa e na ação. (2013). Educação E Pesquisa, 39(3), 609-626. https://doi.org/10.1590/S1517-97022013005000014