Interações comunicativas entre uma professora e um aluno com autismo na escola comum: uma proposta de intervenção

Autores

  • Rosana Carvalho Gomes Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Débora R. P. Nunes Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022014000100010

Resumo

Os aspectos polêmicos que envolvem o processo de inclusão de educandos com autismo nas salas de aula comuns têm suscitado debates amplos nas últimas décadas. Um dos principais desafios apontados por professores para realizar esse tipo de inclusão são os prejuízos na comunicação, tipicamente evidenciados por alunos com esse diagnóstico. Desse modo, torna-se imperativo o desenvolvimento de programas de intervenção focados no desenvolvimento das habilidades comunicativas desses alunos. Tendo isso em vista, o objetivo do presente estudo foi avaliar os efeitos de um programa de intervenção nas interações comunicativas, no contexto da sala de aula comum, entre um aluno não falante de 10 anos, com diagnóstico de autismo, e sua professora. Os dados foram coletados em uma escola de Ensino Fundamental, localizada na cidade de Natal (RN). No programa de intervenção, a professora foi capacitada a empregar estratégias do ensino naturalístico e recursos da comunicação alternativa ampliada para aumentar a frequência de interações com o aluno durante três rotinas da sala de aula. Com base em um delineamento de pesquisa quase experimental do tipo A-B (linha de base e tratamento) foram identificadas mudanças qualitativas e quantitativas nas interações professora-aluno, logo após a implementação do programa de intervenção. Limitações do estudo são apresentadas e discutidas a partir dos dados observacionais e registros das interações entre a díade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2014-03-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Interações comunicativas entre uma professora e um aluno com autismo na escola comum: uma proposta de intervenção . (2014). Educação E Pesquisa, 40(1), 143-161. https://doi.org/10.1590/S1517-97022014000100010