Construção de instrumentos teórico-metodológicos para captar a formação de professores

Autores

  • Daniela Gonçalves de Abreu Universidade de São Paulo
  • Manoel Oriosvaldo de Moura Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022013005000024

Resumo

A pesquisa sobre o perfil do educador ambiental tem exigido uma metodologia de investigação adequada para a captação de seu processo de formação. Dado que ao pesquisar a formação de professores estamos diante de algo que não está posto materialmente e tem caráter dinâmico, de que modo tomar a formação do educador ambiental como objeto de pesquisa? Para a construção de uma resposta a essa pergunta, o presente trabalho requereu instrumentos teóricos e metodológicos que possibilitassem apreender a formação do professor em sua atividade educativa. A formação do educador ambiental pressupõe um ambiente em que todos tenham voz e possam trocar experiências, rever seus conhecimentos e produzir novos sentidos a partir de uma perspectiva crítica. A constituição de uma comunidade de aprendizagem numa escola pública estabeleceu um contexto propício para a formação dos professores. Pudemos comprovar que o Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo, quando planejado e organizado, pode intencionalmente contribuir para a formação de professores. A teoria da atividade nos forneceu subsídios tanto do ponto de vista de ensino, ao proporcionar embasamento para a organização de encontros com professores de ensino médio, sempre levando em conta a intencionalidade da formação, quanto do ponto de vista metodológico, ao possibilitar a apreensão de nosso objeto, ou seja, o processo de formação em seu movimento. Na interação entre os sujeitos, foi possível a ampliação de seus pontos de vista e a ocorrência de mudanças de sentidos relacionados a temas ambientais. Um sujeito, ao evocar um pensamento, uma reflexão, possibilita que os demais revisitem seus posicionamentos e conhecimentos. Assim, formam-se conhecimentos - e, consequententemente, indivíduos - com qualidade nova.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2014-06-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Construção de instrumentos teórico-metodológicos para captar a formação de professores . (2014). Educação E Pesquisa, 40(2), 401-414. https://doi.org/10.1590/S1517-97022013005000024