Comparar: verbo transitivo; uma conversa com Jürgen Schriewer

Autores

  • Maria Angela Borges Salvadori Universidade de São Paulo
  • Maurilane de Souza Biccas Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022014400200201

Resumo

Professor e diretor do Centro de Educação Comparada da Universidade de Humboldt (Berlim, Alemanha), recentemente aposentado, Jürgen Schriewer é internacionalmente reconhecido por seus estudos em educação comparada. Foi também diretor da Faculdade de Educação daquela instituição e presidente da Sociedade de Educação Comparada da Europa. Como professor visitante, atuou em vários países, entre os quais França (Universidades René Descartes e Paris V), Japão (Universidade Waseda, em Tóquio) e Argentina (Universidade de San Andrés, em Buenos Aires). Esta entrevista busca oferecer ao leitor uma rara ocasião para conhecer um pouco mais a trajetória e o trabalho desse pesquisador que, há décadas focado nesta temática, trata aqui, de maneira mais informal, de matéria cada vez mais contemporânea e cara. Além de sua trajetória profissional e seu modo de inserção no campo da história da educação comparada, Schriewer compartilhou também impressões sobre os tempos e lugares pelos quais tem circulado, inclusive em sua dimensão estética, e os modos como essa circulação atua sobre sua reflexão. Em várias passagens, enalteceu a diversidade do mundo e das pessoas, diversidade que é, ela mesma, objeto de seus estudos e fonte de inspiração.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2014-06-01

Edição

Seção

Entrevista

Como Citar

Comparar: verbo transitivo; uma conversa com Jürgen Schriewer . (2014). Educação E Pesquisa, 40(2), 549-564. https://doi.org/10.1590/S1517-97022014400200201