Contribuições da perspectiva crítica de base histórico-cultural para a produção científica em psicologia educacional

Autores

  • Laísy de Lima Nunes Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa
  • Simone Salvino Alves Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa
  • Jaqueline Vilar Ramalho Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa
  • Fabíola de Sousa Braz Aquino Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1517-97022014091471

Resumo

Com ênfase na importância do monitoramento da produção científica, podendo o mesmo indicar qualidade da e rumos tomados pela produção do saber, o presente estudo visa a mapear as produções no âmbito da psicologia escolar educacional e, mais especificamente, nos artigos científicos que apresentem uma perspectiva crítica nessa área. Para tanto, foi realizada uma busca bibliográfica das versões on-line, publicadas entre 2007 e 2011, disponíveis na página da revista Psicologia Escolar e Educacional, publicação semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE). Ao todo, foram analisados 134 artigos. Os resultados apontaram que 17 artigos (12,69%) foram classificados na perspectiva crítica. Cada estudo trata de importantes aspectos da psicologia escolar educacional, tendo como foco o papel do psicólogo na escola, a formação docente e a postura crítica dos agentes escolares. Todos os artigos selecionados fundamentam-se na teoria histórico-cultural, uma das abordagens críticas da psicologia resgatadas para a compreensão dos fenômenos educacionais, aqui considerados essencialmente psicossociais. Entende-se que esse levantamento representa um instrumento de fundamentação e de questionamento na formação acadêmica (graduação e pós-graduação) de alunos de psicologia, da área de educação e de áreas afins, e propicia um maior aprofundamento acerca de como vem se configurando a psicologia escolar educacional contemporânea e dos impactos nas práticas profissionais orientadas por uma perspectiva crítica.

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Publicado

2014-09-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Contribuições da perspectiva crítica de base histórico-cultural para a produção científica em psicologia educacional . (2014). Educação E Pesquisa, 40(3), 667-682. https://doi.org/10.1590/s1517-97022014091471