A revista Ciência Hoje das Crianças no letramento escolar: a retextualização de artigos de divulgação científica

Autores

  • Sheila Alves de Almeida Universidade Federal de Ouro Preto
  • Marcelo Giordan Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1517-97022014041219

Resumo

Este trabalho trata da compreensão de como o discurso das crianças (re)produz artigos da revista Ciência Hoje das Crianças na sala de aula. Para tanto, foi analisado um episódio em que as crianças relatam textos lidos. A perspectiva teórico-metodológica de análise inspira-se nas concepções de Bakhtin acerca da interação verbal e na análise microgenética. Foram registradas cenas de trabalho em aulas de ciências com crianças na faixa etária entre 9 e 10 anos (4º ano do Ensino Fundamental) de uma escola pública da rede municipal da cidade de Belo Horizonte. Observou-se que os discursos das crianças contêm aspectos da linguagem de divulgação científica e da oralidade. A forma de organização da aula em torno de uma revista de divulgação científica, em suporte original, resultou em retextualizações com evidências sobre a compreensão dos textos de divulgação científica, seja por suas características informativas, seja por sua natureza narrativa. Além disso, a análise da interação entre oralidade e escrita na atividade de relato de leitura evidenciou que as crianças utilizam os textos de divulgação científica ora como prática discursiva, ora como objeto, o que foi relacionado ao desenvolvimento da competência de metalinguagem. Nessa perspectiva, a retextualização constitui uma prática de letramento que possibilita a expressão de conhecimentos, a construção de ideias e a habilidade de uso de uma linguagem explicativa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2014-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A revista Ciência Hoje das Crianças no letramento escolar: a retextualização de artigos de divulgação científica. (2014). Educação E Pesquisa, 40(4), 999-1014. https://doi.org/10.1590/s1517-97022014041219