v. 46 (2020)

Publicado: 2021-06-14

Editorial

  • O presente e o futuro das pesquisas em Educação e de sua divulgação

    Cláudia Valentina Assumpção Galian, Emerson, Bianca Salazar Guizzo, Fabiana de Amorim Marcello, Fernanda Müller
    1-7
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-970220204601001

Entrevista

Seção Temática: Infância, Política e Educação

  • A reinvenção do cotidiano1 em tempos de pandemia

    Bianca Salazar Guizzo Guizzo, Fabiana de Amorim Marcello, Fernanda Müller
    1-18
  • Participação das crianças em projeto político-social elaborado por adultos: a Plenarinha no Distrito Federal

    Etienne Baldez Louzada Barbosa, Monique Aparecida Voltarelli
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046236680
  • Tempos da infância: entre um poeta, um filósofo, um educador

    Walter Omar Kohan, Rosana Aparecida Fernandes
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046236273%20
  • Crianças, ética do cuidado e direitos: a propósito do Estatuto da Criança e do Adolescente

    Sonia Kramer, Maria Fernanda Rezende Nunes, Alexandra Pena
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046237202
  • Direitos geracionais e ação política: os secundaristas ocupam as escolas

    Lucia Rabello de Castro, Renata Tavares
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046237291
  • “Infância maior”: linha de fuga ao governo democrático da infância

    Sílvio Gallo, Rafael Moraes Limongelli
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046236978%20
  • “A gente vinha porque queria e não porque era pressionado”: crianças e direitos de participação

    Karla J. R. de Mendonça, Flávia Ferreira Pires
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046237794
  • Transições na vida de bebês e de crianças bem pequenas no cotidiano da creche

    Luciane Frosi Piva, Rodrigo Saballa de Carvalho
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046227311
  • Convenção das Nações Unidas sobre Direitos da Criança: marco para reflexão sobre infância e democracia

    Chiara Carla Montà, Lucia Carriera, Elisabetta Biffi
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046239004
  • Escuela y procesos de construcción identitaria en la niñez indígena desde los dibujos en diálogo

    Kathia Núñez Patiño
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046237748
  • Limites da tolerância na educação para a democracia: o programa Câmara Mirim - Plenarinho

    Ana Marusia Pinheiro Lima
    e213265
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046213265
  • “A brincadeira é o que salva”: dimensão brincalhona e resistência das creches/pré-escolas da USP

    Patrícia Dias Prado, Viviane Soares Anselmo
    e214189
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046214189

Artigos

Errata

  • ERRATA: Ética em pesquisa em ciências sociais: regulamentação, prática científica e controvérsias

    Daniela Alves de Alves, Wanessa Milagres Teixeira
    e217376E
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702202046217376E%20
  • Errata: Escrita e leitura de diários na formação de professoras para escolas rurais em Minas Gerais (1948-1974)

    Mônica Yumi Jinzenji Jinzenji
    1-4
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702202046133535E
  • Errata: Dispositivos lingüísticos de acogida, aprendizaje expansivo e interculturalidad: contribuciones para la inclusión educativa de estudiantes extranjeros

    Felipe Jiménez-Vargas
    e218867E
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046218867E%20%20
  • Errata: Importancia percebida de la motricidad en

    Yolanda Alonso Álvarez
    e207294E
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046207294E%20
  • ERRATA: A representação social de tecnologia para o trabalho docente na Amazônia

    Arminda Rachel Botelho Mourão
    e216585
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046216585E

Tradução

  • Em perigo/perigoso: racismo esquemático e paranoia branca

    Judith Butler; Fabiana A. A. Jardim, Jacqueline Moraes Teixeira, Sebastião Rinaldi
    1-10
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022020460100302
  • Contexto científico da pesquisa sobre a edição escolar local, nacional e mundial

    Alain Choppin; Circe Fernandes Bittencourt
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022020460100301