v. 43 n. 1 (2017)

Publicado: 2017-03-01

Editorial

  • Editorial

    Rosângela Gavioli Prieto
    7-13
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-970220174301001

Entrevista

  • Educação inclusiva e seus desafios: uma conversa com David Rodrigues

    Cássia Geciauskas Sofiato, Carla Biancha Angelucci
    283-295
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-97022017430100201

Artigos

  • Os cursos de licenciatura em pedagogia: fragilidades na formação inicial do professor polivalente

    Selma Garrido Pimenta, José Cerchi Fusari, Cristina Cinto Araujo Pedroso, Umberto de Andrade Pinto
    15-30
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201701152815
  • Factores que influyen en la elección de las carreras de pedagogía en Colombia

    Elias Said-Hung, Gloria Gratacós, Jorge Valencia Cobos
    31-48
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201701160978
  • Formação docente: percepções de professores ingressantes na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro

    Maria das Graças C. de Arruda Nascimento, Rosemary F. dos Reis
    49-64
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201701150846
  • Trabalho, carreira, desenvolvimento docente e mudança na prática educativa

    Claudio Pinto Nunes, Dalila Andrade Oliveira
    66-80
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201604145487
  • Qualidade da formação de pedagogos na perspectiva da oferta do Parfor Presencial

    Valdinei Costa Souza
    82-96
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201608150447
  • Formación de docentes reflexivos: un enfoque en construcción y disputa

    Andrea Ruffinelli
    97-111
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201701158626
  • Políticas de formação de professores(as) universitários(as) em São Paulo e Catalunha: tendências e desafios

    Luciana Leandro da Silva
    113-126
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201701158662
  • Evaluación de la alfabetización digital y pedagógica en TIC, a partir de las opiniones de estudiantes en Formación Inicial Docente

    Pedro Sandoval Rubilar, Francisco Rodriguez Alveal, Ana Carolina Maldonado Fuentes
    127-143
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201701154907
  • Educação infantil no estado de São Paulo: condições de atendimento e perfil das crianças

    Fabiana Silva Fernandes, Juliana dos Reis Domingues
    145-160
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201701155227
  • Cenas do cotidiano na educação infantil: desafios da integração entre cuidado e educação

    Maria Aparecida Guedes Monção
    162-176
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201608147080
  • Pátios de escolas de educação infantil: entre o exposto e o escondido, marcas e vestígios

    Maria Leonor Pio Borges de Toledo
    177-198
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201611150588
  • Representações em disputa sobre a educação da criança pela família (Província do Paraná, 1853-1889)

    Juarez José Tuchinski dos Anjos
    199-214
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201701154224
  • Educação de surdos no Brasil e Portugal:políticas de reconhecimento linguístico, bilinguismo e formação docente

    Angela Nediane dos Santos, Orquídea Manuela Braga e Soares Coelho, Madalena Klein
    216-228
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201608148639
  • Descentralização da educação de surdos no Brasil e seus desdobramentos no Espírito Santo

    Ednalva Gutierrez Rodrigues, Cláudia Maria Mendes Gontijo
    229-243
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201701154583
  • Escolarização das pessoas com deficiência no Rio Grande do Sul ante o direito à educação

    Clarissa Haas, Mayara Costa da Silva, Alceu Ravanello Ferraro
    245-262
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201701157402
  • Análise do projeto pedagógico e da grade curricular dos cursos de licenciatura em educação especial

    Patricia Santos de Oliveira, Enicéia Gonçalves Mendes
    264-279
    DOI: https://doi.org/10.1590/s1517-9702201605145723