Quadrimestre ideal: dispositivo de controle de tempo no currículo da UFABC

Autores

  • Allan Moreira Xavier Universidade Federal do ABC
  • Leonardo José Steil Universidade Federal do ABC

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1678-4634201708161975

Palavras-chave:

Currículo, Tempo, Ensino superior, Disciplina, Flexibilidade curricular

Resumo

O currículo do bacharelado em ciência e tecnologia (BC&T) da Universidade Federal do ABC (UFABC) apresenta uma proposta flexível de formação superior. No entanto, a flexibilidade aventada pelo projeto pedagógico passa, quando de sua execução, por um conjunto de fatores limitadores cujo estabelecimento reaproxima a proposta ao currículo tradicional. Compreender como funcionam os agenciamentos nos quais está circunscrito o curso a partir da identificação de enunciados de controle do tempo é o principal objetivo deste artigo. Para tanto, realizou-se um levantamento arqueológico dos discursos, a partir de entrevistas semiestruturadas acerca da execução do projeto original e documentos oficiais, incluindo as revisões do projeto original, que balizam seu cumprimento. Os dispositivos de tempo se utilizam do estabelecimento de novos ritmos de controle, dentre os quais: a carga horária das unidades curriculares descritas por horas de trabalho pedagógico em sala de aula ou experimental e pelas horas necessárias para bom rendimento; o aumento do número de períodos anuais – três quadrimestres letivos –, ajustando o currículo às demandas de internacionalização; o desenho de matriz sugerida, distribuição temporal das unidades curriculares que compõem o curso, única e cartesiana em detrimento de propostas mais abertas e fluídas de composição e organização das trajetórias acadêmicas; e o estabelecimento do conceito de quadrimestre ideal, beneficiando academicamente alunos que causam menos distorções à proposta de execução enrijecida do currículo.

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Publicado

2018-01-01

Edição

Seção

Seção Temática: Educação Superior

Como Citar

Quadrimestre ideal: dispositivo de controle de tempo no currículo da UFABC. (2018). Educação E Pesquisa, 44, e161975. https://doi.org/10.1590/s1678-4634201708161975