Arte, escola e museu: análise de uma experiência em arte/educação no Museu Universitário de Arte - MUnA

Autores

  • Gustavo Cunha de Araújo Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.1590/s1678-463420180144174612

Palavras-chave:

Arte e educação, Museu de arte, Experiência artística, Cultura

Resumo

A partir de uma perspectiva teórica e empírica, o artigo analisa uma experiência em arte/educação desenvolvida com estudantes da rede pública de ensino na cidade de Uberlândia, Minas Gerais, no Museu Universitário de Arte - MUnA. De abordagem qualitativa e de caráter descritivo e interpretativo, a pesquisa constatou que o contato com museu de arte possibilita ao estudante não apenas ampliar o seu conhecimento de mundo, mas enriquecer sua formação cultural e melhorar a sua capacidade de expressão, além de possibilitar aos estudantes uma melhor interação com o meio social em que vivem. O conhecimento em arte é um aprendizado que começa na observação de uma obra de arte, da sua leitura e da prática artística. As leituras e comportamentos que cada estudante tem ao apreciar uma obra de arte estão relacionados à sua experiência com diferentes manifestações artísticas. É indispensável que escolas, professores de arte e ações educativas em museus sejam importantes mediadores para a produção do conhecimento em arte aos estudantes. Construir esse conhecimento a partir do acesso constante a esses espaços artísticos e educacionais, além do desenvolvimento de atividades artísticas nesses espaços, possibilita ao estudante elevar a sua compreensão da cultura nacional. Verificamos, ainda, que os estudantes produziram trabalhos artísticos significativos durante a ação educativa no museu, o que contribuiu para que ampliassem sua experiência com a arte.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2018-01-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Arte, escola e museu: análise de uma experiência em arte/educação no Museu Universitário de Arte - MUnA. (2018). Educação E Pesquisa, 44, e174612. https://doi.org/10.1590/s1678-463420180144174612