O conto da Aia, de Margaret Atwood (1985): Antiutopia, ovários e uma história social do tempo

Autores

  • Juliana Cristina Zanezi Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v6i6p305-334

Palavras-chave:

Tempo, Literatura, Ficção-científica, Feminismo, Distopia

Resumo

Professora de literatura inglesa, a autora canadense Margaret Atwood, famosa por sua extensa obra literária com protagonismo de mulheres fortes, aventura-se pelo gênero da ficção científica ao publicar o romance “The Handmaid’s Tale” em 1985. Sendo um sucesso de crítica e vendas, é amplamente reconhecido por sua reprimenda a valores tradicionais da sociedade patriarcal, em especial cristã, e ao feminismo da chamada Segunda Onda. Característico de um movimento literário distópico e de finais da Guerra Fria, Atwood concebe um sistema político que é facilmente reconhecível por suas características e premissas muito próximas às observadas nos dias atuais, baseado na coisificação das mulheres e estipulando seus valores a depender de suas funções biológicas naturalizadas. O presente artigo preocupou-se em diagnosticar e qualificar algumas facetas temporais presentes no romance, localizando-o dentro do campo de uma História Social do Tempo[1]. Com isso, selecionei três principais vieses para melhor entendimento do romance: a estruturação de uma distopia anti-utópica de Gilead, que é uma espécie de teocracia cristã do século XXI; os tempos biológicos humanos, principalmente femininos; e os usos do passado e da História dentro do romance. Para tanto, dialogo com diversos autores familiares ao gênero de ficção científica, distopias e história dos conceitos, além de artigos sobre feminismo e suas facetas, relógios biológicos e literatura.


[1] Campo explorado no curso de graduação intitulado História Social do Tempo, ministrado pelo professor doutor João Paulo Garrido Pimenta no segundo semestre de 2017, no Departamento de História da FFLCH-USP.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Juliana Cristina Zanezi, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Graduanda em História na FFLCH-USP

Downloads

Publicado

2018-11-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Zanezi, J. C. (2018). O conto da Aia, de Margaret Atwood (1985): Antiutopia, ovários e uma história social do tempo. Epígrafe, 6(6), 305-334. https://doi.org/10.11606/issn.2318-8855.v6i6p305-334