MÚLTIPLOS QUE CONSTITUEM A UNIDADE: OS CONCEITOS LEIBNIZIANOS DE SUBSTÂNCIA - DA NOÇÃO COMPLETA À MÔNADA EXPRESSIVA
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-9012.espinosa.2018.137820Palavras-chave:
Corpo e Alma, Fichant, Leibniz, Monadologia, Pós-Cartesianismo, SubstânciaResumo
Leibniz propôs mais de um conceito para descrever filosoficamente a substância. Ironia instrutiva, esta pluralidade que tem por fim uma explicação unificada da realidade culminou em uma definição dos componentes fundamentais do mundo – as mônadas – como unidades que abrigam a multiplicidade. Estas substâncias, bem como a sua função essencial de se exprimirem mutuamente, apenas se tornam plenamente inteligíveis quando observamos os conceitos anteriores, de que a filosofia madura de Leibniz herdou algumas intuições. (As quais, por sua vez, têm consequências sobre outras questões em voga no período pós-cartesiano, notadamente a do estatuto ontológico do corpo.) Guiando-nos pelas obras-chave do filósofo e físico alemão, procuraremos retraçar esse percurso intelectual, a fim não de esboçar um hipotético sistema seu, mas de unificar o tratamento que ele dispensou à unidade. Tal hipótese de leitura concorda fundamentalmente com aquela sustentada por Michel Fichant, mas traz pontuais acréscimos ou desacordos, que serão indicados neste artigo.
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